sexta-feira, 1 de abril de 2016

DIY: Como Fazer Massa de Biscuit Caseira


 Como Fazer Massa de Biscuit Caseira

Olá pessoas,

Desde que mostrei o biscuit nos vídeos recebi alguns comentários pedindo a receita da massa caseira.

Devo confessar que eu não costumo fazer a minha massa e sim compra-la. Não tenho muito tempo e como por aqui a massa de 1 kg custa menos de R$10, compensa mais comprar um pacote pronto.

Essa massa fica muito parecida com a massa industrializada. Você pode escolher a melhor textura, mais mole ou durinha. 

Ingredientes:

  • Duas xícaras de cola branca própria para biscuit ou Cascola
  • Duas xícaras de amido de milho
  • Uma colher de sopa com creme hidratante sem silicone
  • Uma colher de sopa com vinagre ou caldo de limão 
  • Duas colheres de sopa com vaselina líquida

Tem boa durabilidade e pouco encolhimento. O único ponto que é bem diferente da massa industrializada é que essa massa demora um pouco mais a secar do que a vendida em lojas.

Todos os ingredientes da massa são extremamente importantes e tem sua função comprovada. A cola e o amido são a base da massa, não recomendo a substituição do amido por trigo, a textura da massa não fica tão boa. Assim como a cola branca escolar não é recomendada, porque ela tem mais água do que cola e a massa não tem a mesma liga.

A vaselina fornece maciez e liga para a massa, ela ajuda a evitar rachaduras e que a massa fique quebradiça. É vendida em farmácias custa em torno de quatro reais e rende bastante, caso não encontre pode substituir por glicerina ou óleo mineral.

Já o vinagre ou limão são os conservantes da massa, sem ele a massa pode mofar ou apodrecer.

O processo mostrado é feito no microondas, mas você também pode fazer no fogão basta seguir os passos abaixo:

- Despeje os ingredientes da receita na panela e misture tudo antes de ligar o fogo. Acenda o fogão em fogo médio e mexa com uma colher de pau até que a massa comece a se desprender do fundo. Tem que ter força no braço.

É importante prestar atenção para a massinha não ficar seca demais, senão fica quebradiça depois de pronta. A massa para biscuit pronta lembra a consistência de um nhoque.

Já testei algumas massas que não necessitam de cozimento, devo confessar que até o momento nenhuma me agradou.

Vamos ao vídeo:


Bjão e até breve!

4 comentários:

  1. Caramba, essa massa me parece maravilhosaaaa. Realmente, acho que vale mais a pena comprar a industrializada (se ela ainda estiver esse preço), pq andei dando uma pesquisada, e sai bem mais caro, e uma garrafa de cascola vai dar no maximo (no máximo meeeeesmo), pra duas vezes.. :/ mesmo assim, amei, pois foi a única receita que me pareceu bem fiel as industrializadas ajsjsbsksj thankx

    ResponderExcluir
  2. Achei muito claro a maneira de você passar as medidas e a sua praticidade facilita para nós que estamos aprendendo

    ResponderExcluir
  3. Foi a maneira mais simples e prática que já assistir de vídeo de artesanato,você passa com clareza e faz a gente que está aprendendo visualizar tudo por isso gostaria de receber mais vídeos seus nesse caso pelo Google ou YouTube se for possível.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...